sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cães que latem demais

Já falei em outro post sobre o zootecnista Alexandre Rossi, o Dr. Pet. Recebi esse e-mail com dicas preciosas dadas por ele e compartilho essas dicas com vocês:
" Os latidos exagerados de um cão podem incomodar até mesmo os mais calmos e pacientes donos e vizinhos. Algumas raças tendem a latir mais do que as outras. É o caso dos Beagles, que costumam ser um pouco mais barulhentos. Caso você não queira lidar com latidos a mais, o melhor é optar por cães mais silenciosos, como o Golden Retriever e o Akita, por exemplo. Mas se o seu cão passou do limite do latido normal, o ideal é solucionar o problema o quanto antes. Ao longo desse artigo você vai conhecer as possíveis causas e soluções para o latido crônico.
Cuidados básicos: O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é verificar se o cachorro está saudável, bem alimentado e se tem pelo menos três passeios por semana. Poucos sabem, mas oferecer companhia aos cães é fundamental para manter seu bem estar. Animais que ficam presos no fundo do quintal, sem o mínimo de interação com a família, por exemplo, podem desenvolver problemas comportamentais, como latir exageradamente.
Incentivo inconsciente: Os latidos em excesso podem ser causados por vários fatores além do isolamento: medo, fome, sede, instinto de proteção ou, simplesmente, vontade de chamar a atenção. E neste último caso, muitas vezes o dono, inconscientemente, incentiva o cachorro a latir. Isso pode ser facilmente identificado em proprietários que enchem o cachorro de carinhos e petiscos toda vez que ele late. A estratégia que o dono está usando para acalmá-lo, só reforça o comportamento errado, pois o cachorro aprende que latindo conseguirá atenção. O mais aconselhável é ignorar o cão sempre que ele latir para pedir alguma coisa. E se lhe oferecer algo e ele latir, ignore-o novamente. O fracasso da tentativa já é uma eficiente punição.
Corrigindo o comportamento errado: Se mesmo depois de eliminar todos os motivos que podem levar aos latidos em excesso, o cachorro ainda sustentar este comportamento, é o momento de puni-lo. Vale ressaltar que a intenção da punição não é, em hipótese nenhuma, machucar o cão, mas sim lhe causar apenas sensação de desconforto. E atenção: a punição não deve estar associada a você e sim ao comportamento errado, caso contrário quando você não estiver em casa ele voltará a latir demais. Jogar algum objeto barulhento que assuste o cachorro é um bom truque. Sempre lembrando que o cão não pode perceber que é você quem está fazendo o barulho. Também é muito importante recompensar o cachorro sempre que ficar quieto. Quando não estiver latindo, dê petiscos e bastante carinho a ele.
Testando o aprendizado: Acostume seu cachorro com situações que provocam o latido, como a campainha tocando, e sempre o recompense se ele ficar em silêncio. Não se esqueça que o objetivo do treinamento é impedir o cão de latir em demasia e não fazê-lo parar de latir, pois certamente você não vai querer que ele fique quieto caso algum estranho entre sem ser convidado."
Boa Sorte!:-)

Nenhum comentário: